Mil e Uma Facetas da CORTIÇA!
- Cristiane Vaz
- 17 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
Gente, preciso confessar que já utilizamos nossa querida, amada, salve, salve! CORTIÇA em vários projetos; também é muito comum vê-la nas plataformas de sandálias femininas, painéis e quadros de recados e nas tradicionais rolhas de vinho. M|as, ultimamente, descobrimos outras milhares de possibilidades em que seu uso fica incrivelmente mara!
Vou começar falando de tênis de cortiça, isso mesmo, você leu certo: tênis de cortiça! Pensamos que se tratava de um material pouco flexível e improvável de fazer um molde como um tênis mas É POSSÍVEL, eis a prova:

Além disso, fotografamos em uma exposição seu uso com muito glamour (ui, que chic!). Ela revestia toda a parede de uma adega, e sobre esse revestimento ainda formava um incrível mapa mundi! Já pensou poder colocar uns percevejos coloridos em cada cantinho do mundo em que você esteve no seu próprio mapa mundi?! Achamos demais!

E falando em revestimento, a cortiça pode ainda revestir o lado externo de um imóvel. PARA TUDO! Mas e quando chover? Basta que ela receba um tratamento à base de resina e voilà! O uso dela nesta categoria ainda fornece um alto isolamento térmico e acústico, por isso ela também é utilizada como recheio entre concreto e revestimento.

A cortiça é extraída da casca do sobreiro, uma árvore de Portugal e serve como matéria prima na elaboração de inúmeros móveis e objetos, funcionais ou apenas decorativos. Ex: bancos, pé de mesa ou mesas inteiras, cúpula de aba jour, guarda chuvas (pasmem!!!) entre outros.
Ainda é possível utilizar rolhas na customização de outros objetos, dando um estilo novo e especial aos seus pertences, como fatias de rolha coladas em um porta retrato ou a rolha inteira pode servir como base de um porta recados de mesa.
Em breve postaremos um vídeo de como customizar um porta retratos antigo com rolhas de vinho, super cool!






















Comentários